Membros

Os membros atuais do Química em Ação são:
Beatriz S. (IQ 2010)
Felipe A. (IQ 2007)
Flávia F. (IQ 2007)
Guilherme Z. (IQ 2012)
Laura M. (IQ 2011)
Luciene L. (IQ 2010)
Luiza M. (IQ 2004)
Mariana R. (IQ 2011)
Murilo S. (IQ 2011)
Nathália N. (IQ 2011)
Nicole T. (IQ 2007)
Rodrigo C. (IQ 2012)
Ronaldo S. (IQ 2012)
Willian M. (IQ 2011)

O professor patrono do grupo é o Dr. Guilherme Marson, professor do Instituto de Química da USP.

Conheça os membros um pouco mais a fundo!
(em construção)

Felipe A. K. Afonso
Felipe Augusto K. Afonso

Entrei no grupo em 2007 acompanhando outra pessoa, mas uma vez dentro comecei a gostar e vi uma possibilidade de melhorar meus problemas de timidez, em que o grupo me ajudou muito, além de me proporcionar experiências bem diferentes e interessantes. O teatro em si já é muito legal, misturando com Química que gosto muito deu forma a algo do qual dificilmente me esquecerei.

Flávia Fuches
Flávia Fuches


Entrei no Instituto de Química da USP em 2007 e logo para o Química em Ação também. Nunca havia feito teatro, mas a idéia me encantava! Tive de trancar o curso em 2009 e 2010 por motivos de saúde mas, assim que voltei à universidade, voltei ao grupo. Com o tempo, descobri que havia nele muitos recursos para dar aula, o que despertou em mim o desejo de lecionar (hoje faço licenciatura graças ao teatro) e é o que quero fazer pelo resto da vida!




Laura Mortara
Laura Mortara

Entrei no curso de química em 2011, e assim que vi a apresentação do grupo Química em Ação, comecei a me interessar por ele, a ideia de misturar química com teatro pareceu muito boa, e quando eu vi o resultado achei demais. A princípio eu sempre gostei do backstage; embora tivesse algumas experiências com teatro, sempre achei que atuar não era pra mim. Mas já que tinha química no meio do teatro, e química era pra mim sim, eu resolvi participar! Agora eu posso dizer que cresci muito desde que entrei pro grupo, adquiri muitos conhecimentos em química que não temos na sala de aula e aprendi muito em teatro também. Eu adoro o grupo, adoro apresentar e ter a sensação de que as pessoas se divertiram e aprenderam um pouco mais de química, e pretendo continuar no grupo ajudando a divulgar a química de uma forma divertida e lúdica.

Luciene Lima
Luciene Lima

Conheci o Grupo em 2007, no dia de Portas Abertas (A Universidade e as Profissões). Tinha certeza que entrando no IQ-USP iria para o grupo por entender (e compactuar com) a importância da divulgação científica e achar que o teatro é uma ótima ferramenta para chegar ao público. Entrei no curso de química da USP em 2010, e no dia seguinte à apresentação feita aos calouros eu comentei com uma integrante que gostaria de fazer parte do Química em Ação, onde estou até hoje. Também era uma tentativa de manter-me ligada ao teatro - participei do Projeto Teatro Vocacional por 2 anos e meio, além de oficinas de teatro e danças. Em 2011 assumi a coordenação e estou até então, pronta para tentar fazer as coisas funcionarem. Estar no Grupo propicia não somente que haja desenvolvimento pessoal, mas também um laço de amizade formidável. Enfim, são tantos aspectos trabalhados e interligados que só vivenciando pra perceber e compreender, de fato.

Mariana Romano
Mariana Romano

Entrei no curso de química da USP em 2011, e por insistência de uma amiga frequentei as oficinas teatrais que o grupo desenvolve para os alunos novos, quando terminaram as oficinas eu tinha gostado bastante do grupo e resolvi arriscar e ficar, apesar de morrer de vegonha de todas as atividades que eram feitas. Depois que participei da primeira apresentação, o que demorou um tempinho, afinal ainda morria de vergonha, realmente vi que adorava o grupo. Então passei a assumir algumas atividades mais frequentes no grupo e assim estou desde então. Tem sido uma experiência muito diferente! Espero continuar no grupo o maior tempo possível...

Murilo Speratto (Tio Chico)
Murilo Speratto (Tio Chico)

Quando começei o curso de Química na USP, em 2011, assisti pela primeira vez a apresentação do QeA, e achei a peça genial! Como alunos de química podiam fazer um espetáculo tão divertido e instrutivo? Decidi tirar minha dúvida e entrei no grupo provisoriamente. Após algumas semanas decidi que iria ficar e descobri que era muito mais do que imaginava. A mistura de química com teatro e educação é uma idéia, a princípio, um pouco maluca, mas maravilhosa e que no fim funciona muito bem. Nunca tinha participado de teatro antes e passei a me interessar mais. Gosto de atuar, de ouvir as gargalhadas do público e de ver sua atenção focada na peça. Aprendi muita coisa, e não somente química e teatro, com o QeA.

Nathália Nakano (Pimentinha)
Nathália Nakano (Pimentinha)

Entrei no curso de Química Ambiental na USP em 2011 depois de ter
visitado o Instituto de Química no "Portas Abertas 2010". Eu estava em
dúvida entre Química e Engenharia Elétrica, até que neste dia teve uma
apresentação do Química em Ação e eu fiquei fascinada. Posso afirmar
com certeza que foi o grupo que me fez decidir por Química, pois eu
sempre gostei de teatro e achei genial a ideia de mostrar ao público a
ciência de um modo alternativo e divertido. Eu acredito que cada
apresentação muda a cabeça das pessoas
em relação à Química como "ciência chata", e pretendo levar ao
público que exatas e humanas podem se unir de uma forma maravilhosa.

Nicole Torelli
Nicole Torelli

Entrei no curso de química da USP em 2007, e imediatamente comecei a participar do Química em Ação. Tinha feito um semestre de teatro na escola e sempre gostei. Acho o teatro uma forma poderosa de comunicação, e achei bárbara a idéia de aliá-la à química para transmitir conhecimento. Em 2009 e 2010 fui coordenadora do grupo, uma experiência que me fez crescer muito como pessoa. Em 2011 tive que sair do Química em Ação por ter me formado e conseguido um emprego na indústria, mas assim que voltei à USP para fazer meu mestrado eu quis voltar a participar. Pretendo contribuir para o Química em Ação pelo máximo de tempo que me for possível!

Rodrigo Consoli (Kami)
Rodrigo Consoli (Kami)

Entrei no curso de quimica em 2012. Depois de assistir a apresentação do QeA na semana do trote, achei uma boa ideia participar do grupo pra diminuir um pouco minha timidez e me divertir. Quero tentar ajudar o grupo sempre que possível, mesmo com a possibilidade de eu ir para o curso de Ciências Moleculares.

Um comentário:

Obrigado por nos deixar sua opinião!

Para conhecer melhor nosso trabalho, clique nas abas acima!

Interessados em solicitar uma ou mais apresentações, favor clicar em "Espetáculos".

Quer participar do Química em Ação? Clique em "Fazendo Parte" e entre em contato conosco! Aceitamos novos membros o ano todo.

Agradecimentos

  • Prof. Atilio Vanin (Fundador)
  • IQ - USP
  • Profª. Vera Lúcia Pardini
  • Profª. Denise F. S. Petri
  • Sessão de Atividades Auxiliares IQ - USP
  • Comissão de Graduação IQ - USP
  • Técnicos Sandro, Cris e Francisco
  • Tais Xastre